A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) tem acompanhado com preocupação a situação de instabilidade no âmbito da segurança pública diante das especulações e ocorrências de atos violentos em espaços escolares, e até mesmo em universidades, bem como a circulação de conteúdos ilegais, nocivos e danosos nas plataformas de redes sociais que incentivam tais ataques ou fazem apologia a crimes nas escolas, em diferentes localidades do País.
É fundamental cultivarmos a cultura de paz na sociedade em geral, sendo que no âmbito das universidades não podemos nos furtar diante desta tarefa, enquanto construção coletiva, envolvendo não somente medidas de ordem prática e preventiva, mas sobretudo de ordem ética e moral, nos processos formativos e no desenvolvimento cultural em nossa instituição.
Por outro lado, se faz necessário contar com maiores investimentos orçamentários, inclusive com ações financeiras específicas para o fortalecimento da segurança em nossas universidades, acompanhado de ações preventivas e educativas. Esse debate foi sinalizado pelos dirigentes das Universidades Federais de Ensino Superior no âmbito da ANDIFES no último pleno, em Brasília, nos dias 13 e 14 de abril de 2023. Esperamos que essa pauta possa ganhar força junto ao grupo interministerial que tem se debruçado sobre o tema.
Enquanto isso, precisamos, em conjunto com as instâncias governamentais, órgãos de segurança e a sociedade em geral, realizar esforços para fazer esse enfrentamento, com responsabilidade.
Dentre as ações propostas na UFDPar, constituiremos Comissão de Elaboração da Política/Plano de Segurança Institucional, além de tomar as medidas necessárias para a manutenção da segurança da nossa comunidade acadêmica, no tocante a:
possíveis denúncias de eventuais situações citadas acima, no âmbito da UFDPar, incluindo a Escola de Aplicação Ministro Reis Velloso, é a Ouvidoria https://ufdpar.edu.br/ufdpar/paginas/ouvidoria
que pode ser realizada anonimamente, por meio da Plataforma FalaBr.
e) informar que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a organização não governamental SaferNet Brasil, disponibilizou canal virtual na internet https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura
técnicas de primeiros socorros e de evacuação das dependências da universidade, bem como aprimorar as rotinas relacionadas à segurança da nossa comunidade acadêmica.
4) Solicitar à Secretaria de Segurança do Estado do Piauí e ao Batalhão de Polícia Militar do Piauí, localizado em Parnaíba, que fortaleça as ações de ronda nas vias do entorno da UFDPar.
Ademais, a UFDPar dispõe de 68 câmeras interligadas a uma central de monitoramento que trabalha 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, inclusive com cobertura na Escola de Aplicação Ministro Reis Velloso; e 27 vigilantes/vigias distribuídos em pontos estratégicos, que fazem os acompanhamentos e a guarda dos espaços.
De forma muito especial, informamos aos pais, mães, responsáveis e estudantes da Escola de Aplicação Ministro Reis Velloso, que a UFDPar adotou procedimentos com o objetivo de prevenir possíveis incidentes e garantir a segurança de todas as pessoas que frequentam a “Escolinha”, com cobertura da área de acesso nos horários de mais fluxo (entrada e saída) de estudantes.
Seguiremos perseverando juntos à comunidade para a promoção da cultura de paz!
João Paulo Sales Macedo
Reitor Pro Tempore