Entre as diversas ações promovidas pelo Projeto Tartarugas do Delta, o Turismo Científico se destaca como uma importante ferramenta de educação ambiental e valorização territorial. As atividades contam com o apoio da Universidade Federal do Maranhão, Centro de São Bernardo, por meio do curso de Turismo.
Em parceria com a Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto desenvolve ações na Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, com atuação também na região de Barreirinhas, no estado do Maranhão na APA da Foz do Rio Preguiças.
O Turismo Científico — também conhecido como turismo baseado em ciência ou turismo educacional — é uma modalidade na qual a principal motivação do viajante é o interesse pelo conhecimento e pela aprendizagem, frequentemente ligados à pesquisa e à difusão científica em diferentes áreas do saber.
Segundo a coordenadora e profa. Ana Catarina Alves Coutinho (UFMA/CCSB) e do Projeto Tartarugas do Delta: Turismo científico em Unidades de Conservação, o segmento turístico tem evoluído para atender às novas demandas do mercado e aos desafios socioambientais".
“O Turismo Científico aposta em modalidades já consolidadas, como o turismo cultural e o ecoturismo, e amplia sua atuação com alternativas sustentáveis que dialogam com os modos de vida locais. A proposta é popularizar o conhecimento científico das localidades visitadas, conduzindo o turista a uma experiência pautada na ciência e que vai além da tradicional contemplação”, destacou.
Postar um comentário